A mesoterapia consiste na aplicação de substancias na pele ou tecido subcutâneo. A técnica é de origem francesa e tem como intuito proporcionar uma alta concentração do ativo em um local de ação, com poucos efeitos colaterais.
Vários são os medicamentos disponíveis para variados tratamentos e após rigorosa avaliação é feita a escolha da mescla (mistura dos fármacos).
Para a redução de medidas o tratamento consiste em aplicações subcutâneas, ou seja, por baixo da pele, de substâncias e ativos lipolíticos, que são as responsáveis por quebrar os nódulos gordurosos e celulíticos como o glicerol e ácidos graxos. Na verdade, nenhuma enzima queima gordura, o próprio organismo a consome como forma de energia. A mesoterapia age de forma facilitadora, quebra esses nódulos e facilita a queima. E como são aplicadas em áreas específicas, a atuação é direta e os resultados mais facilmente alcançados.
As soluções utilizadas na mesoterapia são combinações de vitaminas, minerais, extratos de plantas, medicações alopáticas e aminoácidos. As combinações das soluções dependem das necessidades do paciente e do efeito desejado.
A hipersensibilidade a algum dos componente é a única contraindicação do tratamento e ele pode ser associado a qualquer outro tipo de tratamento estético. A mesoterapia já é um tratamento bastante completo, mas o paciente pode utilizar outros métodos em conjunto para obter resultados mais rapidamente. Pode ser associado à drenagem linfática, carboxiterapia, entre outros tratamentos.
Como na maioria dos processos estéticos, é importante aliar à “mesolipo” um cardápio elaborado, com o objetivo de realizar uma reeducação alimentar. É importante salientar que qualidade de vida está ligada a bons hábitos e exercícios físicos.
Por ser um processo minimamente invasivo, só deve ser manuseado por profissionais habilitados para tal função. O tratamento com aplicações de produtos inadequados ou proibidos, como o lipostabil, podem trazer transtornos, como lesões graves e até mesmo necrose do tecido celular.
Indicações
gordura localizada e celulite no caso da mesoterapia lipolítica, porém existem mesoterapia para flacidez, estrias, tratamentos capilares dentre outros.
Número de sessões
Entre 5 e 10 sessões, podendo de estender mais conforme a satisfação do paciente.
Resultados
Varia de acordo com cada caso e objetivo.
Contraindicações
- Alergia a algum componente da fórmula;
- Gestantes e lactantes;
- Infecções no local da aplicação;
A mesoterapia é um método eficiente?
Um fármaco por via oral é biodistribuido após passar pelo sistema digestório é metabolizado pelo fígado, liga-se a algumas proteínas e a porção restante circula pelo sistema vascular atingindo todos os órgãos. Assim, após todas essas etapas, apenas uma pequena parte do fármaco vai para o alvo. Portanto, da dose inicial, apenas uma fração chega até o local que está a disfunção estética.
A dose de um medicamento usado através das vias habituais é calculada baseada nessa parcela que age no ponto e o restante causa efeitos colaterais.
O princípio básico da mesoterapia é a aplicação mínima de medicamentos, próxima ao local onde vão agir.
Quando o fármaco é aplicado no local, estará presente no ponto alvo em altas doses e quando é absorvida e distribuída estará diluída e com seu efeito muito diminuído para afetar os outros órgãos. Portanto, uma quantidade mínima de medicação aplicada através da mesoterapia atinge apenas o local alvo e proporciona forte ação seletiva.
Como é feito o tratamento?
Aplica-se manualmente ou com o auxílio de uma pistola ou não micro injeções múltiplas intradérmica que penetrará entre 0.5mm e 4mm, dependendo do local e conforme necessário. Pode ser aplicada em praticamente todo o corpo. As injeções de mesoterapia são soluções combinadas de vitaminas, minerais, enzimas, extratos de plantas, anestésicos, medicações alopáticas e aminoácidos. As combinações das soluções dependem das necessidades do paciente e do efeito, desejado.
É doloroso?
O procedimento gera desconforto mínimo. Mas, para aqueles sensíveis a agulhas, anestesia local tópica é obtida através do uso de creme anestésico.
Podem ocorrer complicações com esse procedimento?
A mesoterapia é uma terapêutica considerada segura mesmo em caso de gestantes, diabéticos, crianças, idosos e mesmo concomitantemente a outros medicamentos, porém, não é usual, pois podem ocorrer alguns efeitos secundários tais como alergia a um dos componentes da solução injetada, eritema no local da injeção, dor no local da puntura, infecção no local quando não se respeita a assepsia prévia ou por má técnica, cicatrizes, necrose cutânea.
Quais são os cuidados pré e pós tratamento da mesoterapia?
Antes da aplicação:
- Deixe a pele bem limpa e livre de cremes.
- Não faça sauna antes da sessão. O vapor é um vasodilatador e as chances de ocorrer sangramentos e manchas roxas na hora da injeção aumentam.
- O uso de anticoagulantes como ácido acetilsalicílico (Aspirina) nos dias anteriores ao tratamento deixam o sangue mais fluido e, consequentemente, há mais possibilidades de ficar com manchas roxas.
Depois das sessões (até 72 horas)
- Use roupas leves, como calças de ginástica;
- Evite calça jeans;
- Use roupas limpas;
- Evite situações que possa contaminar o local das picadas;
- Não use qualquer tipo de creme, pois podem desencadear uma reação inflamatória;
- Tome banho com sabonete neutro e enxágue bem;
- Evite depilar-se;
- Não realize técnicas como massagens ou outras técnicas na área tratada após a aplicação;
- No caso de aparecimento de hematomas, evite o sol;