Chás e seus benefícios

Chás e seus benefícios

Conheça os chás e seus benefícios

Os chás, são bebidas quentinhas, ótimas para espantar o frio, confortar o corpo e a alma. São capazes ainda de acabar com o mal-estar, estimular o metabolismo, deixar o cérebro mais alerta e até auxiliar na perda de peso. Que tal incluir chá no seu dia?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existem cerca de 60 espécies de plantas com propriedades terapêuticas, que podem ajudar a saúde e podem ser consumidas sem prescrição médica. Porém, se você pretende tonar um hábito o consumo de chás todos os dias, é necessário consultar um médico ou um nutricionista para monitorar o tratamento, pois existem contraindicações e efeitos adversos relacionados a algumas ervas. O consumo de altas doses de chá de alho, por exemplo, pode causar desconforto gastrointestinal e queda de pressão arterial.

O jeito certo de preparar chás

Chás e seus benefícios 1

Os chás são preparados por infusão, ou seja, colocamos a água fervente junto das ervas e mantem-se a mistura abafada por de três a cinco minutos. Quando o chá for composto da casca e do caule da planta, é preciso ferver a água com essas partes de dois a cinco minutos. Não é necessário adoçá-lo.

Dicas

  • Para aproveitar as propriedades terapêuticas dos chás, compre ervas a granel;
  • Fique de olho na embalagem, pois há risco de levar para casa espécies contaminadas ou velhas;
  • Dê preferência por produtos com certificados de qualidade;
  • As embalagens devem ser fechadas a vácuo ou com o sistema zip lock, devem conter o nome científico da planta, a procedência, a data de validade e a parte da planta que contém;
  • Guarde seus chás num recipiente de vidro com tampa;
  • Para preparar a bebida, use 1 colher (sopa) da combinação para cada 350 ml de água fervente;
  • Faça o chá uma só vez e tome de acordo com as instruções dadas até sentir alívio dos sintomas.

 

Conheça alguns tipos de ervas e seus benefícios

Erva cidreira

A erva cidreira é uma aliada do sistema digestivo e ajuda a aliviar gases. Seu chá é ótimo para ser tomado após as refeições, principalmente por pessoas que tem problemas digestivos. O chá de erva cidreira atua também como calmante, como se fosse um sedativo natural. 

Camomila

Possui ação calmante, ajuda no combater da ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. Indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante. A pessoa que quiser dormir melhor à noite pode misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira, para um efeito sedativo melhor.

Hortelã

Chás e seus benefícios 2

Com um aroma revigorante, a hortelã serve como antiparasitária e antifúngica, ou seja, ajuda a combater fungos e parasitas, principalmente do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases, além de ajudar na digestão, combatendo azias.

Alecrim

É um excelente digestivo, melhor ainda do que a hortelã. O alecrim também é muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade. O chá de alecrim ainda tem ações antiespasmódica e anti-inflamatória, ideais para cólica renal e menstrual, possui ação antifúngica principalmente para combater o fungo cândida do organismo e ação desintoxicante, sendo um verdadeiro tônico para o fígado.

Erva doce

Com um aroma todo especial, essa erva é usada como forma de relaxante. O chá, além de propiciar esse benefício, também ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão.

Chá mate

O chá mate possui ação termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. Tem poder estimulante, por conter cafeína, sendo assim, evite o consumo após às 18h. Pessoas com hipertensão devem evitar exageros, porque o chá mate aumenta a circulação e ainda pode irritar a parede do estômago de quem tem gastrite.

 

Chá de canela

Este chá é ótima aliada no controle de diabetes, pois ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. A canela ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação. Uma pesquisa, realizada pela Kansas State University, constatou que consumir meia colher de sopa por dia de canela ajuda a regular o colesterol. Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação dos antioxidantes, que ajudariam a eliminar parte da gordura ruim que ingerimos com maior rapidez.

Chá verde

Esse é mais um chá campeão, pois é desintoxicante, termogênico, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer. Ajuda a combater cáries, serve como um protetor solar interno, ajudando a proteger a pele contra raios ultravioletas. Tomar o chá, no entanto, não dispensa o uso do protetor solar externo.

Chá de hibisco

O hibisco ajuda no controle do colesterol e é diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. O chá ajuda a eliminar gordura e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes. O chá de hibisco é aliado no combate ao excesso de peso e possui ação anti-inflamatória.

Chá de gengibre

O gengibre é um excelente anti-inflamatório natural. Ele também atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite. Indicado para combater enjoos e náuseas, principalmente em gestantes, que não podem usar muitos remédios durante a fase da gestação.

Gostou de nossas dicas? Deixe seu comentário com a sua experiência sobre o tema! Nos acompanhe no Facebook e Instagram e saiba mais sobre as novidades em Estética e promoções! Você pode também ver outras matérias como esta em nosso blog

  Baixe agora mesmo o infográfico com 7 tipos de chás para diferentes situações