Beutification é um novo conceito em beleza criado na Estética, que tem como base o embelezamento através da simetria. Traduzido para o português significa: “embelezar”. A ideia fundamental do beutification é realçar a beleza natural da pessoa, destacando pontos favoráveis e suavizando os menos favoráveis, além de corrigir assimetrias existentes.
No passado, os métodos de embelezamento mais antigos, tinham o objetivo de preencher e esconder as rugas e deixavam as pessoas com uma imagem “distorcida”. O beautification busca harmonizar, deixar o rosto com o aspecto mais leve, menos cansado e atraente. Para que o resultado seja satisfatório é necessário o uso de produtos de qualidade e um olhar detalhado e artístico do profissional que executará o procedimento.
Este novo conceito surgiu a partir de estudos que demonstram que a beleza depende da simetria, proporções e ângulos. Este procedimento é muito utilizado pelas famosas e está substituindo com sucesso o conceito de embelezamento antigo, de rejuvenescimento forçado e prolongado.
Uma pesquisa do Centro Britânico de Estética Facial divulgada na Revista Vogue listou as 20 mulheres mais bonitas do mundo. O que se pode notar de semelhança entre todas elas são a simetria presente nos dois lados do rosto, além do padrão de proporções entre uma parte e outra da face. Além disso, seus rostos apresentam ângulos bem definidos, contornos impecáveis e não têm partes exageradas, como olhos ou boca muito grandes.
Se dois artistas pintar uma tela com a mesma paisagem, certamente teremos resultados muito diferentes. No embelezamento também é assim. O olhar sobre a beleza varia de profissional para profissional e quanto mais aprofundado em estudos sobre o tema e mais experiência, melhor será sua habilidade técnica, consequentemente mais bonito e natural ficará o resultado.
Uma coisa é certa: a partir de agora surge uma nova era no tratamento do envelhecimento da face, onde o foco não é mais esconder rugas e sim, suavizá-las, procurando acima de tudo resultados naturais e embelezadores.