Odontologia

Odontologia 1

Odontologia Clínica Geral

A Odontologia Clínica é responsável pelos cuidados com a boca do paciente ao longo da vida, é um acompanhamento da saúde bucal. Esta especialidade é uma das áreas mais tradicionais da Odontologia, uma vez que engloba os procedimentos preventivos e curativos da boca e dos maxilares. É na Odontologia Clínica, por exemplo, que o paciente recebe a limpeza completa dos dentes, aplicação de flúor quando necessário. Entre outros procedimentos estão a extração de dentes (em casos mais simples); exames preventivos e exames complementares com diferentes tipos de radiografias.

Próteses dentárias

É a área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.

As próteses dentárias podem influenciar em três importantes fatores:

Mastigação: a mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição, irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem com o fato dos alimentos serem mastigados de forma deficiente.

Estética: é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios claros: aumento da autoestima, autoconfiança do paciente no trabalho e nas relações pessoais torna-se superior.

Dicção: sem dúvida, a fala se tornará mais clara e perceptível. E nem será necessário demonstra-lhe os benefícios inegáveis desta melhoria.

Existem basicamente dois tipos, que podem ser indicados para perdas parciais ou total dos dentes.

  • Prótese removível: o paciente tem a opção de retirar a prótese para higienização.
  • Prótese fixa: uma estrutura é fixada ou encaixada em implantes ou dentes naturais.
Odontologia 2

Ortodontia

É uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.

Clareamento Dental

O clareamento dental é um dos procedimentos odontológicos estéticos mais procurados para quem quer valorizar seu sorriso. No clareamento dental é utilizado um agente clareador.

E esse agente clareador é capaz de penetrar na estrutura do dente e reagir quimicamente com os pigmentos encontrados.

Dessa reação química resulta inúmeras moléculas muito pequenas que refletem a luz, causando a diferença visual de dentes mais claros.

Na primeira consulta é feita uma avaliação criteriosa para saber qual o tipo de clareamento é o mais indicado.

Visando acima de tudo não prejudicar a saúde do paciente para se alcançar o resultado estético desejado do branqueamento dos dentes.

O clareamento dental é um procedimento seguro, porém cada tipo tem suas indicações e contra indicações. Vejamos cada um deles:

Caseiro

No clareamento dental caseiro molda-se as arcadas superiores e inferiores.

Com esse molde confeccionam-se as plaquinhas de silicone que o dentista entrega ao paciente junto com o gel clareador.

São dadas as devidas orientações para que todo o processo de clareamento seja feito pelo paciente de maneira segura, sempre sob supervisão do profissional.

O resultado final é visto após aproximadamente 3 semanas de uso contínuo do gel.

No consultório

O clareamento dental também pode ser realizado inteiramente pelo dentista em seu consultório.

O primeiro passo é a realização de uma limpeza profissional(profilaxia).

Depois é feita uma barreira gengival para impedir que o gel clareador entre em contato com a gengiva.

São feitas 3 aplicações de gel, cada uma com 15 minutos de duração na mesma consulta.

As diferenças deste procedimento para o caseiro são a forma de aplicação do gel clareador e a concentração do mesmo, que é bem maior no consultório.

O resultado é percebido imediatamente, já ao final da consulta, podendo haver outras sessões de acordo com a indicação profissional e expectativa do paciente.

Clareamento associado

É uma associação entre o clareamento dental caseiro e o de consultório.

O paciente irá usar as moldeiras com o gel clareador por 1 semana e após esse período virá ao consultório para a realização de uma aplicação de gel clareador.

Posteriormente, ele deverá utilizar por mais uma semana o gel caseiro.

Esse tipo de clareamento dental apresenta o resultado em apenas 2 semanas, ao contrário do caseiro que apresenta em 3 semanas.

Clareamento interno

Este tipo de clareamento dental é indicado para dentes despolpados escurecidos (resultado de tratamento de canal ou trauma) e dentes com manchas por tetraciclinas, leves e moderadas. As contraindicações deste tipo de clareamento dental são extensas.

Por isso, é imprescindível uma criteriosa avaliação do caso para saber se é possível ou não realizar esse tipo de tratamento de maneira segura.